A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. Tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável, que todos possam editar e melhorar.
O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.
Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.
O Wikcionário é um projeto colaborativo para produzir um dicionário poliglota livre em português, com significados, etimologias e pronúncia. Iniciamos o projeto em 3 de Maio de 2004 e temos 210 769 entradas na versão em português. Qualquer pessoa pode editar e salvar qualquer definição; não é necessário identificar-se. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no Portal comunitário.
O conteúdo do Wikcionário está sujeito à Licença GNU de Documentação, o que significa que todo o conteúdo é livre e assim permanecerá para sempre. Veja Direitos autorais para mais detalhes.
O objetivo do Wikcionário é descrever todas as palavras de todos os idiomas, com definições e descrições em português, idioma falado emAngola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e por diversas comunidades em todo o mundo. Para isso, as diferentes versões da língua portuguesa são aceitas.
O grande uso de dispositivos tecnológicos tornou as rotinas mais fáceis e ágeis, deixando a sociedade cada vez mais dependente do uso de computadores e telefones móveis. Com o crescimento desse mercado, houve um alto custo atribuído aos softwares mais utilizados, chamados de Software Proprietário ou Software pago, e grandes empresas praticamente monopolizam seus sistemas operacionais, obrigando as pessoas a pagarem fortunas pelos seus programas e se tornarem dependentes de suas atualizações.
Portanto, é imprescindível que tenhamos em mãos uma alternativa para suprir nossas necessidades, e essa alternativa nos é dada pelos chamados Softwares Livres.
Mas afinal, o que é Software Livre?
É o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações. Porém, é importante lembrar que Software livre e software gratuito não são a mesma coisa. Para entrar na condição de livre, o software precisa ter características atreladas a aspectos de liberdade, ou seja, o usuário pode não só só utilizar, mas também copiar, distribuir, modificar e estudar o software, enquanto o software gratuíto é restrito, e apenas o autor ou a entidade que o desenvolve tem direito as alterações. No software gratuito, o usuário pode somente usá-lo da forma como foi disponibilizado, e muitas vezes há também limitações em sua distribuição.







